Planejamento estratégico: passos básicos para ações digitais

Planejamento estratégico: passos básicos para ações digitais

Um planejamento estratégico vai muito mais além de simplesmente criar um site bonito e fazer anúncios ou postagens em mídias sociais. Quem faz dessa prática a sua rotina está fadando o seu empreendimento a um futuro fracassado!

“Os resultados são obtidos através da exploração de oportunidades, não pela solução de problemas” (Peter Drucker)

planejamento-estratégico

O primeiro passo para iniciar o planejamento estratégico de ações digitais:

Entender o cliente

  • Entender o seu público alvo e sua persona
  • Entender como ele pensa quando vai buscar por um produto ou serviço na internet, quais termos ele pesquisa quando está curioso, interessado, avaliando seriamente a compra e quando está realmente querendo comprar.
  • Criar conteúdo para nutrir essas pesquisas de acordo com cada plataforma digital.

Mensuração de resultados (métricas de desempenho)

O principal benefício de realizar ações na internet é a capacidade de fazer uma análise detalhada e assertiva de resultados com relatórios concretos e confiáveis, e o melhor é que muitas vezes, tudo isso acontece em tempo real.

Alguns exemplos:

  • Google Analytics: que permitem analisar o volume de visitas, páginas mais acessadas, quantidade de novos usuários, termos de palavra-chave mais utilizados para realizar uma pesquisa e diversas outras funcionalidades. Essa ferramenta oferece treinamento gratuito e está disponível no link do próprio Google.
  • Redes Sociais: a quantidade de dados que podem ser mensurados é algo incrível, porém é importante aplicar corretamente as informações adquiridas, avaliar quais são as métricas importantes para cada negócio para que o gestor não fique perdido no meio de tanta informação.
  • Facebook: podemos analisar o alcance das publicações, as interações como curtir; comentar, compartilhar ou marcar algum amigo na publicação que é o grau de engajamento com o usuário que determinará o alcance de suas publicações.

Aplicação de métricas

  • Teste A/B: ajuda a conhecer qual foi a linguagem utilizada de forma mais aceitável pelo usuário, pois testa opções de anúncios diferentes e verifica qual teve o melhor desempenho. Diante deste resultado é possível tomar ações mais assertivas.
  • Conversões off line: é possível medir quantas pessoas que visitaram o seu estabelecimento vieram por intermédio de uma publicação no Facebook por exemplo, e a partir de então criar novas campanhas ainda mais otimizadas.

Em resumo, o mais importante não são os mecanismos, mas sim a inteligência analítica aplicada por trás destes mecanismos, capaz de gerenciar todas essas informações e trazer resultados de forma eficiente, de acordo com a estratégia desenhada pela empresa.

O planejamento estratégico completo vai analisar o mercado, o cliente, a empresa, toda sua estratégia on line e off line. Por isso sempre que iniciamos um atendimento enfatizamos em fazer um diagnóstico da presença digital deste novo parceiro, para que seu planejamento estratégico fique totalmente alinhado com os objetivos internos e externos de sua organização.

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de bater um papo sobre o assunto? Insira seus dados no formulário abaixo incluindo seu melhor meio de contato (telefone ou email / whats) e o horário para conversarmos ok!